Wednesday, February 6, 2008

Justiça


Sento-me e escuto. Nada; ou melhor, nada de novo: sussurro de folhas, carros que passam, vozes, passos no corredor, música. Tento de novo, concentrando-me unicamente naquilo que não posso ouvir.

...Vazio...

Se conseguisse ouvir, aqui sentada, todos os gritos, súplicas e gemidos de sofrimento sentidos no mundo neste preciso momento, acho que ficava louca. Seria invadida por um desespero tal que julgaria fútil mais um breve inspirar sequer. Como pode a rotina que preenche os nossos dias fazer sentido após tal avassalador momento?
Talvez seja por isso que tudo o que ouço é o vazio. O Sofrimento humano como uma palavra censurada na música que é o Tempo. Um silêncio que torna esta emoção ainda mais óbvia, mas que nos permite simultaneamente fingir o seu desconhecimento.
É graças a este vazio que muitos de nós vivemos o nosso quotidiano sem considerar nada para além do nosso pequeno "mundo". É devido a este vazio de Justiça que muitos não acreditam em Deus. É na tentativa de preencher este vácuo que alguns gritam mais alto por aqueles que não ouvem.
É procurando fechar este orifício na nossa consciência que alguns se levantam para agir.

Aqui sentada, tento escutar.

Como não encontrando nada para além dos clamores dentro de mim, levanto-me e ligo o rádio...

No comments: